II - INFORMATIVO
DIGA NÃO A MINERAÇÃO E SIM A VIDA!

“Tudo é político, nada é neutro, ainda mais quando se refere à Terra e à Água”.
(Dom Tomás Balduino).

O Projeto de exploração de minério (bauxita) na Zona da Mata trará a destruição da fauna e flora e o pouco que ainda resta da Mata Atlântica, destruindo a cultura das famílias e afetando diretamente a Agricultura Familiar. A promessa imediata de desenvolvimento e riqueza é falsa, não passará de miséria e destruição da Região. A riqueza que é tanto falada ficará só para empresa deixando para as famílias a destruição e as doenças causadas pela contaminação da Terra e da Água.
São centenas de licenças de “Extração de Minério” espalhados em vários municípios da região. Municípios como de Rosário da Limeira, Miradouro, São Sebastião da Vargem Alegre, São Francisco do Gloria, Fervedouro e Miraí serão os mais afetados.
Os problemas já começaram surgir, pois está sendo construída uma Grande Barragem para lavagem do minério na divisa dos municípios de Muriaé e Miraí, são mais de 100 máquinas pesadas trabalhando noite e dia, lá será feita a lavagem de todo o minério extraído dos vários cantos da região.
A Barragem trará conseqüências imediatas. Inicialmente irão sugar aproximadamente 50% das águas do Rio Preto para encher a Barragem.(rio este que abastece a cidade de Muriaé).
A empresa tem assediado os moradores da região com concertos de estradas, aberturas de terreiros nas propriedades e ofertas de empregos.
Nos perguntamos: Por quanto tempo? E as famílias que dependem da Água do rio, como ficam? Saibam que a empresa que está se instalando na Região é uma das grandes poluidoras.(basta visitar a cidade de Itamarati de Minas)
Não podemos esquecer que barragem traz conseqüências no seu entorno, pois altera o ambiente, traz conseqüências para quem mora acima ou abaixo da barragem.
A exploração de minério não é e nem será a solução para a Região da Zona da Mata mineira, por isso Famílias do campo e cidade não se deixe enganar com as propostas e a ganância do Faraó, informem-se, organizem-se e diga NÃO a este projeto de morte. De um SIM para VIDA, pois não somos donos da terra, herdamos de nosso pai e temos o dever de cuidar para as gerações futuras.

(Equipe da CPT Zona da Mata)

Por um grande mutirão em DEFESA DA VIDA:
Movimento STRs/ZM; Pastorais Sociais; Movimentos Sociais;
Mandato Popular e Organizações Ambientalistas.

Movimento Capão Xavier VIVO
Rua Grão Mogol 502 - Sala 221 - Carmo
CEP: 30310-010 fone: (31) 3221-3055 - BH - MG
email: movimento@capaoxaviervivo.org
Home Page: www.capaoxaviervivo.org