Mineradora começa destruição de aqüífero (Jornal Brasil de Fato, de 14 a 20 de abril de 2005, ambiente, p. 13.)

Bernardo Alencar
de Belo Horizonte (MG)

Após um processo de licenciamento viciado, que atropelou uma série de leis ambientais e ameaça mananciais de abastecimento público, a empresa Minerações Brasileiras Reunidas (MBR) começou a explorar 173 milhões de toneladas de minério de ferro de alto teor na mina de Capão Xavier, localizada no município de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

Amina de Capão Xavier está sobre um aqüífero formado pelos ribeirões Fechos, Catarina, Mutuca e Barreiro, responsáveis pelo fornecimento de água para 320 mil pessoas – 9% da população de Belo Horizonte e 7% da população da região metropolitana da capital mineira. A área da mina também abriga uma rica biodiversidade, que inclui espécies endêmicas como um microcrustácio de 500 milhões de anos, e grutas cadastradas no Brasil, existem somente seis com as mesmas características das de Capão Xavier.

De acordo com Frei Gilvander Moreira, religioso que apóia e coordena movimentos sociais ligados à área ambiental e à luta pela reforma agrária, “os estudos de impacto ambiental afirmam que a mineração em Capão Xavier, com o rebaixamento do lençol freático, provocará um grande estrago nos mananciais ali existentes, reduzindo em até 40% a vazão dos córregos por eles alimentados”.

OPERAÇÃO ILÍCITA

Frei Gilvander Moreira questiona: “O que deve prevalecer é a mineração ou a água? O interesse público ou o privado”. Para ele trata-se de uma escolha: água para o consumo humano, para a flora, para a fauna e para assegurar o abastecimento das futuras gerações, ou cerca de 170 milhões de toneladas de ferro, estimadas em R $ 6,5 milhões, para a MBR.

Ameaçado de morte por sua luta contra a destruição causada pelas mineradoras e pela reforma agrária, o padre ainda chama a atenção para o fato de que minerações como a de Capão Xavier são ilícitas, de acordo com a Lei Estadual número 10.793/92, que proíbe qualquer tipo de atividade de extração mineral em áreas de mananciais de abastecimento público.

Tramitam na Justiça duas Ações Populares, uma no Estado de Minas Gerais e outra na Justiça Federal; e uma Ação Civíl Pública do Ministério Público Estadual, assinada por cinco promotores, movida contra a MBR, o prefeito de Belo Horizonte (Fernando Pimentel, PT), o governo de Minas (Aécio Neves, PSDB), e órgãos estaduais. Na assembléia Legislativa de Minas Gerais foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a situação da mineração.

Antônio Carlos Cabral, que mora vizinho à mina e integra o Movimento Capão Xavier Vivo, reclama que “a destruição, a mineração, acontece numa região residencial” – a mina fica às margens da BR-040, saída para o Rio de Janeiro.

Engenheiro civil e um dos coordenadores do Movimento Capão Xavier Vivo, Ricardo Santiago acredita que o grande culpado pelas ações da mineradora é o governo de Minas. “Belo Horizonte só está onde está porque o fundador da cidade, Aarão Reis, viu que na região dos mananciais de Capão Xavier havia muita água. Aí o senhor Aécio Neves autorizou a mineração e a depredação de uma área ambiental só pensando no dinheiro que essas empresas poderosas podem dar para sua campanha na época das eleições”. Santiago ainda reclama: “Como podemos ser enganados dessa forma? A MBR cuida da Praça da Liberdade e faz uma propaganda imensa disso, mas destrói o meio ambiente sem avaliar as conseqüências futuras”.

Movimento Capão Xavier VIVO
Rua Grão Mogol 502 - Sala 221 - Carmo
CEP: 30310-010 fone: (31) 3221-3055 - BH - MG
email: movimento@capaoxaviervivo.org
Home Page: www.capaoxaviervivo.org