REBAIXAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃOEM TORNO DA JAZIDA DE CAPÃO XAVIER, NOVA LIMA, MG - CENÁRIO FUTURO.


Helio Alexandre Lazarim, M.Sc.- Professor da UFMG (MG)
Celso de Oliveira Loureiro, Ph.D.- Professor da UFMG (MG)


Fonte: home page: www.ecoambiental.com.br
CONCLUSÕES:


Conclusões que atestam que haverá um comprometimento na quantidade e na qualidade da água, se for minerada a área de Capão Xavier. Conclusões que mostram porque a Lei 10.793/92 será desrespeitada caso venha acontecer a mineração em Capão Xavier.
Neste trabalho foi desenvolvido e proposto um modelo hidrogeológico conceitual para a região do Bairro Jardim Canadá e arredores, com o objetivo de analisar as potenciais futuras influências, no aqüífero local, resultantes do máximo rebaixamento das águas subterrâneas previsto para o final das operações de lavra da vizinha mina de ferro de Capão Xavier.
De acordo com o modelo conceitual proposto, o sistema hidrogeológico local se apresenta como um corpo aqüífero único, não confinado, com uma hidrodinâmica complexa de escoamento essencialmente tridimensional, condicionada pelos desníveis topográficos e pela heterogeneidade litológica, característicos da região.
Como ferramenta para a realização da análise, o modelo hidrogeológico conceitual foi implementado em um modelo hidrogeológico computacional utilizando-se do pacote de simulação VisualMODFLOW. Dois cenários foram então analisados: o primeiro, de caráter interpretativo, representando em regime estacionário as condições atuais de escoamento das águas subterrâneas; e, o segundo, de caráter preditivo, também em regime estacionário, simulando os aspectos futuros de escoamento das águas subterrâneas e de vazão dos córregos da região, sob a influência do rebaixamento das águas na cava da mina, previsto para a fase final de lavra. Ambos os cenários foram concebidos em um período hidrológico chuvoso, ou de águas altas.
Comparando os resultados simulados pelo modelo hidrogeológico computacional com os valores de cargas hidráulicas e de vazões, medidos nos pontos de calibração e nos eixos de drenagem natural existentes na área de estudo, pode-se concluir que o modelo computacional aqui apresentado reflete de forma satisfatória o comportamento hidráulico atual do sistema de fluxo de água subterrânea em questão. Representa assim, adequadamente, o corpo aqüífero único instalado no Bairro Jardim Canadá e arredores, cuja principal característica vem a ser a sua dinâmica tridimensional, determinada pela topografia acidentada e pela excessiva heterogeneidade imposta ao meio pelas diferentes unidades hidroestratigráficas presentes.
Com relação ao cenário futuro decorrente do rebaixamento máximo, de cerca de 175 metros, do nível das águas subterrâneas na mina de Capão Xavier, os resultados das simulações realizadas indicaram que:

1 - para se realizar o rebaixamento do lençol será necessário promover um bombeamento das águas subterrâneas na cava da mina, com uma vazão da ordem de 12.300 m3/dia;
2 - um bombeamento, com esta vazão, resultaria no rebaixamento generalizado do nível do lençol freático em toda a região do bairro Jardim Canadá, alterando radicalmente o regime atual de escoamento das águas subterrâneas, com uma área de influência mais pronunciada na parte norte da região, sob a bacia do Córrego Seco, porém estendendo-se até a região sul, na bacia de drenagem do Córrego dos Fechos;
3 - sob a calha de escoamento do Córrego Seco, o nível d’água do lençol freático seria reduzido de 90 a 130 metros abaixo do talvegue, resultando no desaparecimento definitivo do córrego;
4 - as águas subterrâneas atualmente drenadas pelo Córrego Seco durante o período das águas altas, com uma vazão representativa de 4.700 m3/dia, seriam totalmente desviadas para a cava da mina;
5 - na região atualmente urbanizada do bairro Jardim Canadá, o nível do freático seria rebaixado a cerca de 50 a 70 metros abaixo dos níveis atuais, resultando no secamento da maioria das cisternas e poços de água subterrânea atualmente ali instalados;
6 - a vazão de água subterrânea encontrada na Surgência Cárstica dos Fechos, cujo valor é pouco variável e garante o caráter perene no regime de escoamento do Córrego dos Fechos, sofreria uma redução de 38% aproximadamente, passando dos atuais 12.000 m3/dia, para uma vazão futura de cerca de 7.500 m3/dia;
7 - a vazão de descarga total do Córrego dos Fechos seria reduzida de 39%, passando do valor atual de aproximadamente 19.400 m3/dia, representativo das condições de águas altas, para uma vazão futura de cerca de 11.800 m3/dia, com uma redução total na vazão de cerca de 7.600 m3/dia; e,
8 - em resumo, do volume total de água subterrânea a ser bombeado na cava da mina, a uma taxa de 12.300 m3/dia, cerca de 4.700 m3/dia serão provenientes do desvio integral das águas anteriormente drenadas pelo Córrego Seco e cerca de 7.600 m3/dia serão retirados da bacia de drenagem do Córrego dos Fechos.
Finalmente, pode-se concluir que os potenciais impactos hidrogeológicos acima listados poderão ser total ou parcialmente controlados e remediados através da formulação e implementação de um programa cuidadoso de gestão dos recursos hídricos da região. Tal fato deverá nortear as futuras medidas mitigadoras que se fizerem necessárias para a explotação do minério de ferro de Capão Xavier.
BIBLIOGRAFIA

Amorim, L.Q., Rubio, R.F. e Alkmim, F.F. - 1999. The effects of mining Capão Xavier iron ore deposit in the water supply of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Internacional Congress Mine, Water & Environment for the 21st Century - IMWA/99, Sevilha, Espanha. ALKMIM, F.F. - 1996. Geologia e arcabouço estrutural da porção norte do Platô da Moeda, sudoeste de Belo Horizonte, MG. Convênio MBR/COPASA. DEGEO, EM, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Relatório Interno, 23 pp. BERTACHINI, A. C. - 1994. Hidrogeologia e desaguamento da Mina de Águas Claras. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas - ABAS. Recife - PE. pp. 274-283. CHEMALE, JR. F., ROSIÈRE, C. A., ENDO, I. - 1991. Evolução tectônica do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, um modelo. Pesquisas. v. 18, n. 2, pp. 104 - 127.
GUIGUER, N. e FRANZ, T. - 1998. User’s Manual - VisualMODFLOW. Waterloo Hydrogeologic, Inc., Waterloo, Ontario, Canada, 231 pp.
LAZARIM, H. A. - 1999. Caracterização hidrogeológica no extremo norte do Sinclinal da Moeda, Quadrilátero Ferrífero, Nova Lima, MG - Proposta de modelo. Dissertação de mestrado. Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. 115 pp.
LAZARIM, H. A., e LOUREIRO, C. O.- 1998. Caracterização preliminar do Aqüífero Jardim Canadá. 10o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. São Paulo, SP. CD - ROM.
RUBIO, R. F. - 1996. COPASA/MBR Proyeto Capão Xavier - Estúdio Hidrológico Ambiental - Modelización hidrogeológica. FRASA - Ingenieros Consultores, S.L. Relatório Interno. 52 pp.
RUBIO, R. F. - 1998. COPASA/MBR Proyeto Capão Xavier - Estúdio Hidrológico Ambiental. FRASA - Ingenieros Consultores, S.L. Relatório Interno.
SILVA, A. B., SOBREIRO NETO, A. F. e BERTACHINI, A. C. - 1994. Avaliação da utilização de modelos numéricos de simulação em meio aqüífero fraturado. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Recife, PE. pp. 298-307.


Autores
Helio Alexandre Lazarim
Celso de Oliveira Loureiro

Movimento Capão Xavier Vivo
Rua Grão Mogol 502 - sala 221 - Carmo
CEP: 30310-010 Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 3221-3055
email: movimento@capaoxaviervivo.org
Home Page: www.capaoxaviervivo.org