Deu no Jornal O TEMPO, p. B1, 25/03/2005:
"a missa da Unidade, no Mineirinho, diante de 15 mil pessoas, dom Walmor Oliveira, arcebispo da arquidiocese de Belo Horizonte, defendeu causas sociais como a Reforma Agrária e o combate à violência. Ele ressaltou que a paz depende da solução de problemas sociais e cobrou atitude do poder público. "Defendemos sempre que se faça uma ampla e necessária Reforma Agrária. Para isso, é preciso que todos nós, incluindo aqueles que governam, tenham vontade política mais definida e um sentido de solidariedade mais forte."
Durante a missa, dom Walmor lamentou as ameaças sofridas por tantos, entre os quais, as ameaças sofridas pelo frei Gilvander Moreira, vigário da igreja do Carmo. Ele é um dos coordenadores do Movimento Capão Xaxier Vivo, contrário à explotação minerária em Capão Xavier, em Nova Lima. Ele tem recebido ameaças de morte. Segundo frei Gilvander, quatro mananciais, em Capão Xavier, são responsáveis pelo abastecimento direto de 320 mil pessoas da capital mineira"e estão ameaçados pela Mina de explotação de minério de ferro da MBR - Minerações Brasileiras Reunidas S/A - que já minera há um ano a área. A MBR tem o projeto de explotar 173 milhões de toneladas de minério de ferro, em 22 anos na Mina de Capão Xavier.

Deu no Jornal ESTADO DE MINAS, p. 18, 25/03/2005:

"Dom Walmor Oliveira, arcebispo da arquidiocese de Belo Horizonte, na missa da Unidade, no Mineirinho, falou da violência no campo, defendendo a Reforma Agrária. Para o arcebispo, falta vontade política mais definida dos governantes para resolver a situação de violência."


Movimento Capão Xavier Vivo
Rua Grão Mogol 502 - sala 221 - Carmo
CEP: 30310-010 Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 3221-3055
email: movimento@capaoxaviervivo.org
Home Page: www.capaoxaviervivo.org